A Dieta Mediterrânica para crianças

A Dieta Mediterrânica para crianças

15.01.2019

Este livro surgiu na sequência da colaboração entre 24 chefs de cozinha e 6 nutricionistas de ambas as margens do Mar Mediterrâneo, no âmbito do projeto «SlowMed — Food as a means of dialogue in Mediterranean Contexts»,financiado pelo programa ENPI CBC MED. Este projeto decorreu em seis países diferentes (Itália, Espanha, Portugal, Líbano, Palestina e Egito) com o objetivo de promover um diálogo intercultural criativo, consolidando a identidade cultural mediterrânica com base na sua herança culinária.

A Dieta Mediterrânica e a sua promoção têm constituído o núcleo de todo o projeto, no âmbito do qual se realizaram repartiu durante 2 anos, diferentes atividades (investigação, oficinas, concursos, eventos internacionais), a fim de colmatar o fosso entreas gerações mais velhas, últimos guardiães do património imaterial da Dieta Mediterrânica, e as novas gerações de crianças e jovens que facilmente se podem perder no processo de globalização, que gradualmente tem levado ao desaparecimento de raízes e tradições.

Em cada um dos países envolvidos no projeto foram realizadas entrevistas aos mais idosos, de forma a preservar os segredos da Dieta Mediterrânica. Cada receita recolhida é um tesouro de informações e de histórias pessoais, cujas raízes estão profundamente ligadas à tradição não escrita de cada país. Algumas receitas foram selecionadas para serem transmitidas aos membros mais jovens da nossa sociedade: este livro pretende ser uma ferramenta para «plantar a semente» nesta nova geração, levando os jovens a descobrir não só a história de cada refeição, mas também a importância de uma alimentação saudável, dando-lhes uma primeira ajuda para se iniciarem na cozinha e para terem noção daquilo que comem.

Para ler o livro clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *