O Projeto Obesidade Zero, realizou-se no ano 2009 e 2010, com o apoio da Direção-Geral da Saúde e resultou de uma colaboração entre o Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde (CEIDSS) e as Câmaras Municipais de Melgaço, Mealhada, Cascais, Beja, Silves e Faro com os respetivos Centros de Saúde.

 O projeto, galardoado com dois prémios, teve a supervisão científica da antiga Plataforma Contra a Obesidade da Direção-Geral da Saúde (DGS), teve como principal objetivo a promoção de estilos de vida saudáveis em crianças com excesso de peso, dos 6 aos 10 anos de idade, em ambiente familiar. Os Centros de Saúde e as autarquias foram responsáveis pela triagem das crianças com excesso de peso (pré-obesidade e obesidade), em cada um dos municípios.

O projecto compreendeu as seguintes fases:

  • Sessões de aconselhamento alimentar ao nível da consulta individual de obesidade infantil;
  • Workshops de cozinha saudável;
  • Sessões de aconselhamento alimentar em grupo.

 

A cada criança participante no projecto foram oferecidas 4 consultas de obesidade infantil. De forma a uniformizar o acompanhamento nutricional, os nutricionistas do projecto POZ deram formação pormenorizada sobre o procedimento a seguir em cada uma das consultas. Deste treino, resultou o manual das consultas de obesidade infantil que compreende todos os conteúdos leccionados e discutidos durante o mesmo assim como os materiais a aplicar durante as consultas. Em cada município foram realizados 8 workshops de cozinha saudável, destinados a promover e aumentar as competências ao nível da culinária saudável em família. Estes foram conduzidos por um Chef de cozinha, previamente treinado pela coordenação científica do projecto, tendo em conta os princípios de uma alimentação saudável e as necessidades nutricionais das crianças entre os 6 e os 10 anos.

 

Os nutricionistas, treinados pela coordenação científica do POZ, dirigiram sessões de aconselhamento alimentar em grupo, onde foram realizadas actividades lúdicas no âmbito da educação alimentar e promoção de estilos de vida saudáveis. Em cada um dos municípios realizaram-se 4 destas sessões.

 

Obteve-se com a execução deste projetos

  • Desenvolvimento de competências nas famílias que melhoraram conhecimentos e promoveram hábitos mais saudáveis;
  • Melhoria do estado nutricional das crianças participantes.

EQUIPA 2009/2010

 

Ana Margarida Carvalho
Nutricionista

BEJA

Andreia Carlos
Nutricionista

CASCAIS

Sara Lopes
Nutricionista

CASCAIS

Cláudia Pereira
Nutricionista

MEALHADA

Elisabete Catarino
Nutricionista

SILVES

Sofia Costa Leite
Nutricionista

FARO

Liliana Fernandes
Nutricionista

MELGAÇO

Susana Quintas
Nutricionista

MELGAÇO

Susana Silva
Nutricionista

MELGAÇO

Rute Azevedo
Nutricionista

MELGAÇO

Catarina Martins
Nutricionista

MELGAÇO

Graça Ferro
Nutricionista

MELGAÇO